Call for Papers: Paisagens culturais. Heranças e desafios no território

RHN 93/2019 | Call

Organisers: Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (SPER) and Rede de História Rural em Português (RuralRePort)

5-7 December 2019, Ponte de Lima and Sistelo, Portugal

Deadline for abstract submissions: 15 September 2019

 

Call for Papers and Sessions:
VIII Encontro RuralRePort & VIII Congresso de Estudos Rurais da SPER
Paisagens culturais. Heranças e desafios no território

As paisagens culturais têm sido apresentadas como territórios historicamente construídos, refletindo a interação entre as comunidades humanas e a diversidade de fatores biofísicos. Enquanto espaços associados a trabalho e lazer, as paisagens culturais são parte integrante da memória coletiva e constituem-se como elementos identitários das comunidades locais.

O reconhecimento da relevância desta herança patrimonial, bem como da necessidade de preservar, classificar e dinamizar as paisagens culturais tem tido expressão institucional: no plano internacional, refira-se a Convenção do Património Mundial da UNESCO (1992) ou a Convenção Europeia da Paisagem (2000); em Portugal, registe-se a decisão de classificar a Paisagem Cultural de Sistelo como Monumento Nacional (Conselho de Ministros, 7 dez. 2017).

Como a discussão académica em torno das Paisagens Culturais tem sido menos frequente, torna-se pertinente promover uma reunião que permita a participação dos interessados nas várias vertentes desta temática. Partindo dos estudos rurais, em que se cruzam disciplinas diversas, como definir Paisagem Cultural? Em que medida o conceito se pode constituir em instrumento de investigação e problematização sobre territórios e comunidades rurais? Quais as circunstâncias que historicamente estão associadas à construção de diferentes paisagens? Como conciliar dinâmicas de preservação e utilização?

Estas questões motivaram a SPER – Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (www.sper.pt) e a RuralRePort – Rede de História Rural em Português (www.histruralpt.wordpress.com) a organizar VIII Congresso de Estudos Rurais & VIII Encontro RuralRePort. Assinalando a passagem de dois anos sobre a data da inédita decisão de classificar a Paisagem Cultural de Sistelo como Monumento Nacional, o evento é acolhido e coorganizado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (http://www.ipvc.pt/escola-agraria).

Convidamos os interessados, de qualquer área disciplinar ou nacionalidade, a apresentar propostas de comunicações e painéis (resumos até 400 palavras e painéis com 3 ou 4 comunicações) que contribuam para discutir as diferentes dimensões de Paisagens Culturais, tendo como orientação preferencial os eixos temáticos abaixo indicados. Seguindo a tradição destes encontros, aceita-se igualmente a submissão de propostas que, não se enquadrando nestas temáticas, permitam alargar o debate transdisciplinar no âmbito dos estudos rurais.

Resultados esperados do congresso

– Publicação online das Atas do Congresso (resumos e comunicações escritas enviadas)
– Publicação, em livro (com ISBN e DOI), das versões melhoradas de comunicações selecionadas e avaliadas por pares.

Eixos temáticos principais

1 – Património material e imaterial

2 – Relações sociais e comunidades

3 – Mudanças nos sistemas agroalimentares

4 - Territórios, sustentabilidade e biodiversidade

5 – Instituições e enquadramento jurídico

6 - Turismos e usos alternativos do espaço rural

7 – Outras temáticas

 

Datas limites importantes

Envio de resumos com propostas de comunicação ou painéis: 15 de setembro de 2019

Informações sobre a aceitação das propostas: 30 de setembro de 2019

Inscrições a preços reduzidos: 15 de outubro de 2019

Envio de comunicações escritas: 15 de novembro de 2019

Prazo final para inscrição: 25 de novembro de 2019

Comissao cientifica

Dulce Freire (ICS/UL), Isabel Dinis (ESAC/IPC), Luís Espinha da Silveira (FCSH-NOVA), Elisabete Figueiredo (UA), Joana Nogueira (ESA/IPVC), Luis Moreno (IGOT/UL), Elisabeth Kastenholz (UA), Jose Vicente Serrão (ISCTE-IUL), Orlando Simões (ESAC/IPC), Filipe Themudo Barata (U. Évora), Lívia Madureira (UTAD), Sara Simões (ESA/IPVC)

Conference Website: https://sper.pt/cer2019/